quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Barbie Girls

Eu estava vendo um episódio de Os Simpsons (sou viciada!), e esse episódio me inspirou a escrever esse post.
Tudo começa quando a Lisa (minha personagem preferida) compra uma boneca Malibu Stacy (tipo uma paródia da Barbie) falante e fica decepcionada quando ouve as frases que ela diz. Frases como “O que posso dizer? Sou só uma garota.”, “Vamos usar maquiagem para os meninos gostarem de nós” e “Pizza vai fazer minha pele ficar horrível”. Lisa, claro, .fica indignada e resolve fazer sua própria boneca, que seja bonita, inteligente e independente (ótima idéia).
Mas só resolvi postar porque tudo isso me fez pensar na nossa Barbie e tudo o que a tal Malibu Stacy representava é o que a Barbie representa. Atire a primeira pedra a garota que nunca teve uma Barbie, nem que fosse uma paraguaia. Todas nós tivemos e nossas filhas e nossas netas terão. “Mas o que Barbie nos ensina?”, pensei eu aqui. E infelizmente cheguei à conclusão que ela só nos ensina a ser patricinhas que se preocupam coma a aparência do que com outra coisa.
O que as menininhas vão pensar? Que a vida das adolescentes é só fofocar no telefone com a BFF e se maquiar e usar roupas sensuais para chamar a atenção dos meninos? Que só seremos felizes se formos um bando de loiras, bronzeadas, anoréxicas e siliconadas? Que ser a mais popular da escola é o único sentido da vida? Cadê o respeito as diferenças? Cadê a independêcia das mulheres? Cadê o amor próprio? Agora entendo porque a Lisa Simpson protestou...
Não que eu esteja falando mal de Barbies, pois eu as amava na infância, mas eu acho que as Barbies podiam mostrar mais. Mostrar que podemos ser mais que um cabelo bonito e um rosto maquiado. Claro que essas coisas também são importantes, quem não ama se olhar no espelho e se sentir linda ? Mas além de lindas, que tal mostrarmos que também somos inteligentes, independentes e capazes de fazer o que quisermos ? Vamos mostrar que com coragem e força de vontade podemos conquistar o mundo!

6 comentários:

Mayara Ramos disse...

Amo a barbie, se eu pudesse teria a coleção inteira dela k
e gostei do seu ponto de vista.

Tatiane Souza disse...

adorei o post , e tb adorei o ponto de vista .. mesmo sendo apaixonada até hoje pela barbie . rs

to seguindo , segue tb ?

http://loiratagarela.blogspot.com/

Anônimo disse...

isso mesmo, abaixo barbie!!!!!!!!

Amanda disse...

Muito obrigada pelo seu comentario,linda! E eu penso igual a você. Parece que vc leu a minha mente e passou para o PC BJS,Amanda(vc ja sabe que sou eu...)

Anônimo disse...

li e re li, é muito bonito, abnaixo barbies!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

li e re li, é muito bonito, abnaixo barbies!!!!!!!!!!!!!!!!!!!